Home / Acontece / Textos e Reflexões

DEVERES DO HOMEM E DA MULHER COMO UMA SÓ CARNE

Então o Senhor Deus declarou: "Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda". Gênesis 2:18

Não é de hoje que se fala a respeito dos deveres do casal, separando os deveres do homem e da mulher como se fossem duas pessoas, ignorando o fato de que a Palavra de Deus no livro de Gênesis, onde se inicia a família com a criação do primeiro casal, é bem explicita em dizer que o casal para se unirem em matrimônio deverão deixar os lares em que foram criados e tornando-se uma única carne formarem um novo lar.

Sendo assim as obrigações tanto do homem como da mulher são as mesmas, que se resume em VIVEREM JUNTOS PARA SEMPRE, para que isso seja possível, é necessário que cada um cumpra algumas obrigações que são pertinentes a sua posição dentro do relacionamento.

Quanto aos deveres comuns, o mais importante deles fala sobre a intimidade do casal, quando O Apóstolo Paulo, escrevendo para a Igreja em Corinto reforça que o casal não deve se abster da sua intimidade, a não ser que seja por motivo de oração e que não seja por tempo longo, para que não sejam tentados, além de que enfatiza o direito que cada cônjuge tem em ser saciado quanto a este quesito, lembrando-os que seus corpos não pertencem a si mesmo, mas ao outro.

Quanto aos deveres do homem, Paulo lembra na carta a igreja em Corinto que o homem precisa ser o líder da casa, chamando a responsabilidade para si, não delegando-a a esposa ou filhos, lembra ainda que a provisão do lar também é de responsabilidade do homem.

Na carta que escreve a Igreja em Éfeso, o Apóstolo Paulo lembra ao homem que ele precisa Amar a sua esposa, e precisa contar isso a ela, para que ela se sinta segura.

O Apóstolo Pedro, escrevendo sobre o assunto, lembra ao homem que a mulher é emocionalmente mais frágil, e precisa ser tratada com carinho e atenção, em suma ser bem tratada.

E apenas para encurtar a narrativa, vale lembrar que O Apóstolo Paulo ainda lembra na primeira carta que escreve a Timóteo que o homem precisa entender que a proteção do lar está a seus cuidados.

Muito ainda poderia ser falado a respeito dos deveres do homem casado, mas vamos falar um pouco sobre os deveres que a Palavra nos mostra como sendo obrigações das mulheres dentro do lar.

A sabedoria de Salomão permitiu que ele registrasse no livro de Provérbios que a mulher que utiliza a sabedoria que Deus a deu é capaz de auxiliar o marido de forma a edificar a sua casa, sendo a ajudadora que Deus prometeu ao homem.

No entanto para que isso seja possível o Apóstolo Paulo diz que é preciso que a mulher entenda que o respeito ao marido e a submissão à sua autoridade é um fato do qual ela não pode esquecer.

E para finalizar a narrativa, voltamos para Salomão que afirma que e mulher precisa ter consciência de que a administração do lar esta os cuidados dela.

Assim se nos apoiarmos no que diz a Palavra e não no que o mundo diz, com distorção dos verdadeiros valores, certamente teremos um casamento e um lar abençoado e em paz.

 

Deveres do Homem

  • Ser o cabeça do lar – 1 Co 11:13
  • Amar sua esposa – Ef 5:25
  • Tratar bem sua esposa - Pe 3:7
  • Ser amante – 1 Co 7:3-4
  • Ser provedor – Ef 5:28-30
  • Ser protetor – 1 Tm 5:8

 

Deveres da Mulher

  • Ser ajudadora – Pv 14:1
  • Ser submissa – Ef 5:22-24
  • Ser administradora do lar – Pv 31:10-29
  • Ser amante – 1 Co 7:5

PASTOR MARCOS MACEDO

Ver todos os textos e reflexões.